Comentários

(8)
Costa Assunção, Advogado
Costa Assunção
Comentário · há 7 anos
Cota na Universidade, cota em qualquer lugar, é para país subdesenvolvido. Se o Brasil pretende continuar subdesenvolvido; se o nosso ensino, sobretudo nos cursos jurídicos, proporciona um péssimo aproveitamento dos alunos, que sequer sabem construir um raciocínio lógico e consistente; se os nossos educadores não sabem que Universidade é para obter conhecimento científico e que este deve ser entregue aos "'melhores' de qualquer área, seja do Direito, da Medicina, da Engenharia, da Economia, da Filosofia, de Letras etc., então continuem com o sistema de"cotas" e nunca teremos uma Universidade para formar sempre as boas cabeças que serão grandes profissionais. Teremos, sempre, um contingente imenso de profissionais medíocres, que mal sabem escrever e são tolerados pelo sistema incompetente que governa a política educacional brasileira.
No vestibular de Direito, por exemplo, devem ser aprovados os melhores, os mais competentes, quem esteja apto do ponto de vista do conhecimento, sem o engodo representado pelas cotas. Estas, não passam de invenção grotesca, sem uma criteriosa base científica, brinquedo de atraso sócio-educativo nas mãos de pseudo-educadores.
Formação universitária não é para qualquer um; somente quem demonstra aptidões superiores poderá chegar à Universidade. Quem não puder amealhar conhecimentos científicos, que exige capacidade especial de aprendizagem, deve procurar as escolas técnicas.
No Brasil, devia haver uma filtragem: separar aqueles que podem ingressar na Universidade daqueles que não têm competência para exercer uma profissão de nível superior. E aqueles que estão aptos para o conhecimento técnico devem ainda ficar separados daqueles que não querem obter um conhecimento especializado e preferem estar na informalidade, disputando vagas no complexo, variado e vulgar mercado dos que aprendem sem uma técnica apurada, sem a devida certificação do conhecimento ou suposto conhecimento.
Educação no Brasil está no buraco, muitos sabem. Contudo, os governos federal, estadual e municipal continuam manipulando teorias educativas que só têm desqualificado o ensino no país. Salvam-se algumas escolas particulares e raras escolas públicas.
Educação pública de qualidade, sim, devemos ter. Mas com a consciência de que nem todos precisam da escola superior, nem todos são capazes de chegar até lá. Quem precisa de quota para chegar na escola superior nunca vai deixar de usar uma muleta como profissional. Será sempre um profissional inferior.
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Teresina (PI)

Carregando